sábado, 9 de fevereiro de 2008

IPTU 2008 – Movimento Rio Cidade Legal

Aníbal Antunes

Não podemos mais esperar. Agora é a hora. Elegemos de forma democrática o atual prefeito por duas vezes e ele teve a oportunidade de provar aquilo que pode fazer. Nossa linda cidade agoniza pedindo socorro. Sem alternativas e de forma legal, a população demonstrou que não permite mais loucura do prefeito.
Com os recursos do IPTU, nossos hospitais, como por exemplo, o Salgado Filho, deveriam e poderiam ser considerados hospitais de primeiro mundo, entretanto, a realidade é bem diferente. Quase nada funciona. Com os recursos do IPTU, as escolas municipais deveriam apresentar excelentes resultados.
Para provar que é possível, podemos citar o Colégio Militar, Cap UERJ, Cap UFRJ e Colégio Pedro II, mantidos pelos governos estadual e federal, que funcionam muito bem e apresentam resultados superiores até de escolas particulares.
A má utilização dos recursos do IPTU resultou na desvalorização de profissionais que num passado não muito distante, eram valorizados. Lembram como os professores eram respeitados? Tinham orgulho imenso de dizer: sou professor (a). E hoje?
Lembram quando um aluno passava no vestibular para medicina? E hoje? Contra fatos, não há argumentos.
No decorrer do tempo, constatamos a falta de investimentos no Méier que teve o primeiro Shopping Center do Brasil, e lentamente teve seu comércio reduzido. A obra que a prefeitura realizou na Dias da Cruz, foi um desastre: o asfalto cedeu pouco tempo depois.
As promessas feitas antes da construção do Engenhão não foram concretizadas e o dinheiro foi gasto. Aliás, muito dinheiro. Nosso movimento é de amor ao Rio.Você acha justo o aumento do IPTU?
A primeira vitória já foi conquistada com a revogação do decreto 28.957, que baixou o teto do desconto de 40% de imóveis avaliados em até R$ 34.995 para R$ 24.003. Cem mil imóveis foram beneficiados com a nossa ação contra o aumento abusivo da prefeitura, porém a luta continua.
Por isso convocamos a população a participar da campanha do pagamento do IPTU 2008 só no fim do ano. Desta forma podemos mostrar nossa insatisfação com a má utilização dos recursos públicos em nossa cidade, que se encontra em total absoluta desordem urbana. O Rio só tem a ganhar.


Aníbal Antunes - Pres. da Ass. de Moradores do Entorno do Engenhão - AMETE E-mail: anibalantunesbr@gmail.com

Nenhum comentário: