domingo, 8 de março de 2009

DESCASO NO CARNAVAL DO MÉIER

Jayme Santos

O carnaval de rua tem a finalidade de entreter os moradores do bairro, onde ocorre a festa e de moradores de bairros vizinhos.

Isso provoca a grande concentração de pessoas, levando a necessitando de uma organização, por parte das autoridades no que diz respeito à segurança, higiene, controle de tráfego e outros serviços essenciais, nos casos de emergências.

O fechamento de ruas ou inversão de direção, por exemplo, deve ser planejado com antecedência, seguindo as normas de segurança e considerando os transtornos causados aos moradores, sendo avisado aos mesmos.

Infelizmente não foi isso que pude observar no carnaval realizado da rua Dias da Cruz. O descaso da prefeitura e a falta de respeito com os moradores foram gritantes.Faltou quase tudo. Havia seguranças entres os coretos situados, um na Magalhães Couto e o outro na Manoela Barbosa. Entretanto, nas ruas próximas, o policiamento era insuficiente.

Entre as ruas Carolina Santos e José Veríssimo, os carros transitavam livremente entre as barracas de alimentação, blocos de carnaval e transeuntes.

Quanto à higiene, as ruas ficaram imundas, verdadeiros banheiros ao ar livre. Não havia caçamba de lixo e banheiros químicos suficientes para atender ao grande número de pessoas na festa. Nas ruas da Zona Sul, por exemplo, a cada passagem de blocos, garis vinham logo atrás fazendo a limpeza e a higiene das ruas com aplicação de produtos químicos. Aqui, no nosso Méier o que ficou foi a sujeira e o mau cheiro.

Por falar em blocos, a Região Administrativa ou a autoridade competente, deveria organizar junto aos blocos do bairro os dias e os horários de apresentação de cada um, com a devida divulgação para que os moradores pudessem participar e também a programação do que ocorre nos palcos.

O atendimento de serviços essenciais e de emergência, deveriam ser prioritários onde ocorrem as festas carnavalescas, evitando transtornos e insegurança. Houve falta de energia elétrica e o atendimento da Light deixou a rua Dias da Cruz às escuras por varias horas.

Portanto, acho que está na hora da prefeitura com sua nova gestão e demais responsáveis, melhorar o nosso carnaval no querido Méier.Que deixem o bloco passar.

Jaime Santos é diretor da AMME

Nenhum comentário: